terça-feira, 26 de julho de 2011

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA ( por Homero Bernardo )


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma das práticas de prevenção e cura de enfermidades mais antigas da humanidade, junto com a Medicina Ayurvédica, desenvolvida na Índia. E desde sempre os sábios chineses a conceberam levando em conta que o Ser Humano é um Todo Harmônico, que deve refletir o equilíbrio do Universo. Desta forma, para se atingir a saúde plena, a pessoa deve buscar o equilíbrio entre os elementos Terra – corpo físico, Água – corpo emocional, Ar – plano mental e Fogo – plano espiritual, assim como na Natureza.

Na concepção chinesa, todo o Universo (incluindo aqui o nosso corpo humano) é formado pelo movimento e transformação não de apenas 4 (como na concepção grega) mas de 5 princípios (ou Elementos) representados pela Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. É importante lembrar que estes elementos não devem ser vistos como cinco tipos de matéria, mas como cinco tipos de processos diferentes, ou seja, como qualidades e características presentes na natureza.

Assim, o pensamento chinês antigo conecta muitos fenômenos e qualidades diferentes dentro do Microcosmo e Macrocosmo sob a proteção de um determinado elemento, através de uma relação entre fenômenos aparentemente não conectados, unificados por uma qualidade comum. Essa arrumação do mundo em cinco partes é representada por uma estrela de cinco pontas, e as características gerais de cada um dos cinco elementos (também chamados de cinco movimentos) são:

- Elemento Água: representa todos os fenômenos naturais que se caracterizam por retração, profundidade, frio, escuridão, declínio, umidade, peso, queda, eliminação, latência, inércia. Na fisiologia do corpo humano, ele é formada por nossa Energia Ancestral, transmitida por nossos pais no momento da concepção. Seus meridianos e órgãos correspondentes são Rins e Bexiga. E com relação às emoções os Rins estão ligados aos Medos; um medo profundo e repentino pode levar a pessoa a perder o controle da urina e uma pessoa com uma energia fraca de Rins tende a ser medrosa ou ter muitos medos específicos, podendo chegar a uma crise de pânico. Outros sintomas de desequilíbrio no emento Água são: memória enfraquecida, zumbidos, libido diminuída, dores lombares, queda de cabelo ou embraquecimento precoce ( a gente sempre acha que é precoce, né?..kk), tontura, dentes fracos, ejaculação precoce, falta de força de vontade, entre outros.

- Elemento Madeira: representa o aspecto de crescimento, movimento, florescimento, síntese e flexibilidade. Na fisiologia do corpo humano, seus meridianos e órgãos correspondentes são Fígado e Vesícula Biliar. No que tange as emoções o Fígado é tradicionalmente ligado à raiva, ira, ressentimento, mágoa, impaciência, ciúme excessivo, além de uma dificuldade de planejamento da Vida, timidez, dificuldade de tomar decisões. Outros sintomas ligados a um desequilíbrio de Madeira são: cólicas menstruais, cefaléias, enxaquecas, irritabilidade freqüente, unhas fracas, diminuição acentuada e rápida da visão.

- Elemento Fogo: representa todos os fenômenos que se caracterizam por ascensão, desenvolvimento, expansão, atividade, calor, leveza, luminosidade, exuberância. Na fisiologia do corpo humano, seus meridianos e órgãos correspondentes são Coração e Intestino Delgado, assim como Pericárdio e “Triplo Aquecedor”. No plano emocional o Fogo é ligado à ansiedade extrema, euforia desmedida. Além de personalidade muito contida, pessoa sisuda, fechada ou rindo a toa, dando gargalhadas escandalosas, falando desmedidamente, discurso incoerente. E outros sintomas são: problemas circulatórios, depressão, aftas, palpitações, insônia.

- Elemento Terra: representa a energia receptiva e neutra, onde tudo repousa e retorna, estabilidade, centralização. Ao mesmo tempo, representa as transformações que ocorrem entre um ciclo e outro - aquela fase que ocorre antes de tudo voltar ao movimento. Na fisiologia do corpo humano, seus meridianos e órgãos correspondentes são Baço-Pâncreas e Estômago. E no emocional está ligado à muita ruminação mental incessante, falta de concentração (nos estudos por exemplo), falta de foco, preocupação excessiva, paranóia. Além de melancolia, falta de vitalidade, cansaço constante. Outros sintomas de desequilíbrio em Terra: má digestão, falta de fome, músculos enfraquecidos, distensão abdominal, diarréia, náusea, azia, debilidade de vasos sanguíneos, secura de mucosas, edemas, hemorróidas.

- Elemento Metal: caracteriza processos naturais de purificação, frescor, seleção, análise, limpeza, pureza, robustez, contração. Na fisiologia do corpo humano, seus meridianos e órgãos correspondentes são Pulmão e Intestino Grosso. Emocionalmente o Metal está ligado à tristeza, melancolia, depressão, indisposição para falar, choro excessivo. Outros sintomas: problemas respiratórios, problemas de pele, problemas intestinais, tosse, falta de ar, alergias, gripes e resfriados constantes, inflamações na garganta.

Conheça as principais correspondências da Teoria dos Cinco Elementos com os fenômenos naturais CLICANDO AQUI

Um comentário:

  1. legal homero,

    você saberia fazer uma correlação entre os 5 elementos da mtc e os 5 da ayurveda?são diferentes sistemas mas deve haver um denominador comum visto que são muitos semelhantes em vários aspectos.
    grato.

    ResponderExcluir