terça-feira, 26 de julho de 2011

AYURVEDA – A CIÊNCIA DA LONGEVIDADE E DO BEM ESTAR ( por Maria Ledes )

SIGNIFICADO DO TERMO AYURVEDA






O termo ayurveda é composto por dois radicais Ayus e Veda. Ayus significa vida, enquanto que veda pode ser traduzido como ciência ou conhecimento. assim encontramos na literatura ocidental algumas traduções para esse termo tais como: A Ciência da Vida, O Conhecimento da Vida, etc.




HISTÓRICO




O Ayurveda é considerado um dos ramos dos Vedas. De acordo com a historia da Índia antiga, a tradição do Ayurveda começou diretamente a partir de Brahma, que o passou integralmente, através de Dasa Prajapati e do Deus Indra, ao sábio Bharadwaja ou Atri, os quais entregaram toda a ciência nas mãos do sábio Atreya. Assim o conhecimento foi passado de mestre a discípulo. Os discípulos organizaram simpósios de tópicos específicos e formularam os conceitos do ayurveda como um sistema de medicina humana.

Em termos de datas, para a fundamentação histórica do ayurveda, não é fácil se estabelecerem números em calendários aceitos na atualidade, por isto, se diz, que o ayurveda é praticado na Índia há mais de 5.000 anos.




DEFINIÇÃO DE SAÚDE SEGUNDO O AYURVEDA




A definição Ayurvedica de saúde foge aos conceitos mecânicos ou meramente técnicos. Segundo o Ayurveda a saúde é uma combinação de diversos aspectos vitais do Ser Humano, passando por um equilíbrio global do organismo físico, mas também incluindo a harmonia mental, emocional e espiritual. Para o Ayurveda uma pessoa sadia é aquela que apresenta equilíbrio dos Princípios Vitais (Doshas) e das Enzimas metabólicas e Digestivas (Agni), com um adequado funcionamento dos Tecidos (dhatus), dos produtos secundários do metabolismo (catabólitos) e Excretas orgânicas (malas) e que possui felicidade no espírito, nos sentidos e na mente.

O ayurveda possui uma visão metafísica da vida e da saúde, motivo pelo qual dizemos que ele lida de modo muito especial com as pessoas, e não apenas com a doença. Encanta pela simplicidade e eficiência enquanto uma terapia natural, atóxica, suave e potencialmente barata.


A CONSTITUIÇÃO PSICOFÍSICA DO INDIVÍDUO




Um dos pontos importantes do Ayurveda é estudo da constituição pscofisica do individuo ou Prakrite, como é chamado no Ayurveda. Trata das características de cada pessoa, no tocante saúde, modos reacionais internos e modos de reagir diante de fatores externos.

Um dos grandes objetivos do estudo das constituições psicofísicas do individuo, preconizado pelo Ayurveda é o conhecimento e a compreensão da natureza humana, reconhecendo que todos tem potenciais e qualidades e, ao  mesmo tempo, tem defeitos e deficiências que devem ser compreendidas como aspectos a ser trabalhados e aprimorados.


VATA, PITTA E KAPHA




Partindo desse pressuposto o Ayurveda preconiza que cada individuo veio ao mundo com características para exercer determinadas atribuições e aprender determinadas lições. Há aqueles com predominância de Vata (formado pelos elementos ar e éter) que vieram para pensar, produzir idéias, planejar, etc.

Outros com predominância de Pitta (água e fogo) que vieram para organizar, promover mudanças, criar ambientação favorável para que as mudanças ocorram. Os que possuem predominância de Kapha (água e terra) vieram ao mundo para executar, dar consistência ao que o primeiro pensou e o segundo organizou. Todos são igualmente importantes para evolução e equilíbrio da humanidade.

Por outro lado, Vata veio para aprender a estabilizar. Precisa de qualidades bruhrana. Ele precisa de fé, acreditar em algo para estabilizar e superar o medo.

Pita tem a mente forte e o corpo fraco e ele se identifica com o intelecto e não com corpo, está muito focado em seu objetivo. A grande lição que pita veio aprender é respeitar os limites do seu corpo.

Kapha tem como lição na vida aprender a estimular a si mesmo.

O Ayurveda postula que a constituição é herdada geneticamente, contudo, muitos fatores internos e externos podem introduzir variáveis imprevistas, acarretando mudanças físicas ou psíquicas. Deve-se ter em mente que a evolução e o aprimoramento da constituição humana dependem das diretrizes marcadas pela consciência interior de cada indivíduo.


AUTOGESTÃO




Ë importante destacar que o Ayurveda incentiva a independência no cuidado com a saúde. O indivíduo é encorajado a assumir a autogestão do seu corpo e a levar uma vida alegre e feliz.

“Se o mundo é real, o corpo também deve ser. Se o mundo é essencialmente divido, da mesma forma deve ser o corpo. Se devemos honrar o mundo como uma criação ou um aspecto do poder Divino (Shakti), da mesma forma devemos honrar o corpo. O corpo é uma peça do mundo e, o mundo é uma peça do corpo”. (Visharasara Tantra)





Nenhum comentário:

Postar um comentário